No Dia das Crianças troque brinquedos por livros

Dia 12 de Outubro é comemorado o dia das crianças e também o da leitura: trocar um brinquedo por um livro, pode ser uma boa opção.

Taís Oliveira


O dia 12 de outubro é lembrado por ser o feriado nacional da criança, mas o que poucos sabem, é que na mesma data também é comemorado o Dia da Leitura. Ambas comemorações são ótimas para incentivar as crianças a lerem. A leitura é essencial na vida de todos, seja num livro, receita, bula de remédio, letra de música, enfim, ler se tornou uma prática acessível e fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Por isso, ainda há tempo de correr até a livraria mais próxima para presentear os pequenos.

Trocar brinquedos por livros é uma escolha favorável aos pais e crianças, além do conhecimento, um livro infantil é diversão garantida. Segundo Cléo Busatto, escritora e contadora de histórias, as obras exercitam a imaginação dos pequenos e os preparam para o mundo real. “Um texto de boa qualidade literária auxilia na formação do ser humano, pois conduz a uma vivência simbólica, social e pedagógica”, observa à literária.
Foto reprodução thomb

Todo cuidado é necessário, na hora de escolher o livro ideal para a criança, a atenção deve ser voltada à faixa etária indicada. Até os cinco anos, as obras normalmente possuem efeitos e imagens em quantidade maior do que o texto e necessitam da leitura acompanhada de um adulto. “Um livro como esse, aproxima a criança do “objeto-livro” e atrai os pequenos que não tem a prática da leitura em casa”, complementa Cléo. “Ler para a criança é imprescindível. Na leitura a dois, há partilha de afetos, troca de informações e a melhor compreensão do texto”, explica a escritora.



0 comentários:

Postar um comentário