Genesis, uma visão do mundo como você nunca viu

Foto: Thiago Carvalho
Com 245 fotografias divididas em cinco seções geográficas que exploram um universo tão próximo das pessoas, mas pouco explorado pelo homem, o fotógrafo brasileiro de grande prestigio mundial, Sebastião Salgado, registrou entre os anos de 2004 e 2011, cenas como, montanhas, desertos, aldeias, tribos e animais que este grande nome da fotografia brasileira preparou em Genesis e que agora ganha exposição no Sesc Belenzinho em São Paulo.

"Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural, mas ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo "perdido" que de alguma maneira ainda sobrevive. E essa beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar", diz curadora da exposição, Lélia Wanick Salgado.  
              
Nestes 12 anos de trabalho, Salgado viajou o mundo e registrou as imagens desde a Antártida até a vida selvagem do continente africano. As ilhas Galápagos, Nova Guiné, Sumatra e Madagascar, também serviram de cenário inspirador e propício para o fotógrafo reunir neste trabalho as melhores fotografias. Salgado revelou maravilhas que parecem imunes a aceleração da vida humana talvez não conhecidos e intocáveis as mãos do homem, que desde a origem da terra só soube destruí-la em vez de aproveitá-la. "Dá a impressão de que é uma coisa antiga, distante da gente, e quando vemos a data, é de 2010, 2011. Em pensar que ainda existem tribos. É o retrato de uma vida. Ele traz pra gente um pedacinho de algo que agente nem imagina que ainda existisse hoje. Se olhar por exemplo, os índios, eles podem ainda ter um detalhe da nossa cultura, mas eles tentam preservar o que é deles. E o Sebastião Salgado consegue trazer partes da cena da pessoa e do animal, que nos faz pensar mil coisas, diz Letícia Martins, jornalista, 28 anos, que visitava a exposição.

Foto: Sebastião Salgado
Logo na entrada do Sesc, os visitantes são recebidos com alguns stands de algumas das fotografias presentes na exposição como a. Mais a frente, a exposição toda dividida em dois salões.

Genesis, que reúne mais de 200 fotografias mapeando diferentes ecossistemas do planeta por Salgado, divididas em cinco seções, tem curadoria de Lélia Wanick Salgado, e está exposto no Sesc Belenzinho para visitação entre 5 de setembro à 1 de Dezembro (terça à sábado) das 10h às 21h. e (domingos e feriados) 10h às 19h30. 

Thiago Carvalho Editor - Lead NewsOnline

0 comentários:

Postar um comentário