Hotel é eleito o mais sustentável do ano

 Thiago Carvalho

O Guia Brasil 2013 – Quatro Rodas, elegeu o Hotel Spa e Boutique Nau Royal o mais sustentável do ano, por conter em algumas de suas instalações produtos sustentáveis que visam a redução do consumo de energia elétrica, reaproveitamento da água entre outras iniciativas que contemplam o hotel luxuoso. “Desde que idealizamos a construção do hotel, pensamos em ideias sustentáveis. Buscamos as melhores formas de reutilizar os recursos naturais e beneficiar tanto quem trabalho quanto quem se hospeda”, diz Roberto Ibrahim, proprietário do empreendimento à Revista Green Page.

Um dos maiores problemas e desafios da construção civil, é a dificuldade de se erguer um edifício sem agredir o meio ambiente. No entanto, foi pensando nisso que condôminos ou proprietários de grandes empreendimentos, apostaram numa construção mais sustentável o possível e que de fato, ao mínimo, diminuísse o impacto com a meio ambiente.
 

O Hotel Spa e Boutique, está localizado na cidade de Camburi, a duas horas de São Paulo, e exibe suas luxuosas instalações utilizando uma iluminação ambiente e madeira certificada.
No período noturno,  lâmpadas de LED ascendem para iluminar o espaço sem emissão de calor.
 

Para conter o desperdício de água, vasos sanitários funcionam com baixo fluxo e a água do banho e das pias são reaproveitadas para regar o jardim e na limpeza geral do interior do hotel. desde que foi comprovado por entidade independente, o hotel apresenta uma espécie de relatório de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente. Perguntado se houve aumento do lucro com o reaproveitamento sustentável o proprietário diz, que lucro na vertente financeira não, e que terá que esperar uns 20 anos por este retorno, mas na vertente de exemplo e conscientização sim. “Nos sentimos milionários”, afirma Roberto Ibrahim.

As instalações e práticas sustentáveis passam a despercebido pelos hospedes quando quando o designer do prédio se sobressai de todos os detalhes do reaproveitamento dos materiais, mas segundo o hotel, os clientes são comunicados pelo próprios atendentes, isso quando não observam as premiações.

Para o proprietário Roberto Ibrahim, o próximo passo destas práticas que elegeram seu empreendimento como o mais sustentável, é continuar o aculturamento sustentável no dia-a-dia de todos que passam por ele.

0 comentários:

Postar um comentário