Câmara aprova regulamentação da profissão de fotógrafo

Projeto de lei agora percorre o Senado para aprovação

Thiago Carvalho

Na última terça-feira (8), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o projeto de lei (PL 2176/11) do Deputado Fernando Torres (PSD-BA), que regulamenta a profissão de fotógrafo em âmbito nacional. O projeto de lei agora segue para aprovação do Senado.


O texto do projeto regulamenta os fotógrafos em exercício da profissão, diplomados em curso superior, técnico e contempla os que não são diplomados, mas que tenham a partir da data de inicio de vigência da lei, exercido a atividade por dois anos. Para estes, a comprovação de dois anos de trabalho, deverão ser declaradas com recibos de pagamento e/ou declaração da empresa em que trabalha reconhecido em cartório.

Na emenda de Comissão do Trabalho, foi excluído o Repórter Fotográfico, pois este profissional está a serviço de empresa jornalistica e devidamente regulamentado pelo Decreto-Lei 972/69 que trata da profissão de jornalista.

Vale lembrar que a profissão de fotógrafo na maioria dos países é reconhecida e regulamentada com cursos superiores e técnicos.

0 comentários:

Postar um comentário