Getúlio, o filme

Thiago Carvalho

Ao contrário do que muitos dizem, a produção cinematográfica brasileira está em constante progresso, pois conseguiu provar mais uma vez com a direção geral, vídeo e fotografia, figurino, representatividade da época e detalhes na inspiração da obra em cartaz nos cinemas, Getúlio - Últimos dias de um presidente.

Com direção de João Jardim,  Tony Ramos encara o desafio de dar vida ao ex-presidente Getúlio Vargas no filme, Getúlio.

O longa narra os últimos dias de vida do presidente do Brasil e sua resistência à renúncia do cargo, quando o jornalista e candidato a deputado pela oposição e seu maior inimigo político Carlos Lacerda, sofre um atentado próximo a sua residência no qual saiu morto o major do exercito Rubens Vaz que fazia sua segurança. 

O atendado que rapidamente foi se desencadeando com as investigações, aponta um homem do próprio Palácio do Catete, Gregório Fortunato chefe da guarda do presidente e homem de confiança por muitos anos, como um dos suspeitos da morte do major.

A partir daí, Lacerda pela imprensa e os militares pressionam Getúlio a renunciar à presidência. Vargas resiste a pressão ao lado de seu braço direito, a filha Alzira Vargas, de Tancredo Neves, e do General Zenóbio da Costa, até cometer um ato que literalmente entrou para a história do país.

Um filme que relata um dos momentos mais importantes para a história politica do Brasil. Um filme para políticos, jornalistas, um filme para a nação brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário