O Brasil apagou!

Enquanto o jogo rola, resolvi escrever algumas palavras (desabafo de torcedor), com um olho na TV e outro no meu teclado que se fez digitar as palavras mais perdidas, porque como todo torcedor em uma Copa, eu também vibro pelo meu país e manifesto a minha indignação contra este futebol medíocre.

Alguém sabe me dizer da identidade da Seleção Brasileira depois da conquista do penta em 2002? Talvez você nem ligue pelo que vou dizer, levando em consideração a conquista da Copa América e Copa das Confederações. Mas eu não vou esconder minhas verdades e opinião diante de títulos que pincelam ou ofuscam a imagem verdadeira do time da bagunçada CBF e seus patrocinadores/apoiadores. Ah que saudade de um futebol que só vi em vídeos...

E não é porque o atual técnico do Brasil foi um dos responsáveis pela conquista do título Mundial mais recente, que vou amenizar a sua culpa diante do que rola neste exato momento diante de um dos meus olhos. Estamos falando de Copa? Sim. É verdade. E quando se fala em Copa, se fala em tradições, grandes recordes, histórias, grandes jogadores, atletas experientes, mas o meu treinador resolveu escalar um elenco que confesso que alguns ali nem sei quem são. E olha que gosto de futebol.

Das nossas seis partidas nesta Copa, dez o centroavante Fred não moveu sequer esperanças minhas sobre seu futebol em campo. Neymar se machuca, o Brasil cai de quatro diante dele e esquece dos demais do elenco. Aqueles lá... é.. Bom.... Ja falei do Fred? Já. E, ele ainda está em campo. Incrível!

Caros, esquecemos que estamos jogando com a Alemanha. Tricampeã Mundial, vicecampeã em 2002 (perdeu para o Brasil - vão vir com tudo - e vieram). Tem em campo o atacante que chegou à marca do Ronaldo e a ultrapassou, o Klose (três Copas do Mundo). Quem o Brasil está pensando que é com este time? Não menosprezando os times que derrotamos anteriormente e que mesmo assim sofremos para vencer, mas espera! Espera! Não é assim que se joga uma Copa. Goool da Alemanha. O sexto gol. É... como falei anteriormente, Copa também é história e a Alemanha está fazendo a sua.

Espero daqui quatro anos não ter que escrever um texto semelhante. Espero ver uma mudança nesta seleção de marcas, de propagandas. Quero ver um futebol humilde. Pode ser trancudo como o de Camarões, ou uma zebra como o da Costa Rica, mas não quero ver o Brasil ser 'brasil' novamente. Aqueles que "nunca viram o Brasil ganhar o Mundial", eu lamento minhas queridas crianças, mas as recomendo procurar no Google, o Brasil de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Enquanto a Alemanha chega ao 7ª gol (vou usar numeral em respeito ao belo futebol alemão), fogos de vergonha gritam nos meus ouvidos e eu vou parando por aqui. Futebol é quase isso, amigos. A Derrota faz parte. Competir é o que vale. 

Thiago Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário